quarta-feira, 9 de março de 2011

OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA NO SÉCULO XXI

ATÉ O MOMENTO AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS TÊM LEVADO AS ESCOLAS ATÉ A COMUNIDADE. ESTE É UM MODELO QUE DEU CERTO ATÉ A 8ª DÉCADA DO SÉCULO XIX. HOJE A ESCOLA JÁ NÃO ATENDE ÀS NECESSIDADES DA SOCIEDADE. PODEMOS OBSERVAR QUE TUDO MUDOU MENOS O MODELO DE ESCOLA, PRINCIPALMENTE EM SE TRATANDO DE ESOLA PÚBLICA. O CURRÍCULO É RECHEADO DE CONTEUDOS QUE NÃO ATENDEM ÀS NECESSIDADES DA CLIENTELA. UM CURRÍCULO QUE MOLDA UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA QUE AO TÉRMINO DE UM CICLO LIBERA O ALUNO SEM QUE ESTE TENHA UM MÍNIMO DE CONDIÇÕES DE ATENDER O MERCADO QUE INVESTIU E NECESSITA DE PESSOAS MAIS PREPARADAS. ASSIM, É POSSÍVEL TER ÓTIMOS ALUNOS DE FORMAÇÃO ACADÊMICA, MAS QUE SÃO TOTALMENTE DESPREPARADOS PARA O MERCADO DE TRABALHO. ALGUNS CRITICAM A FUNÇÃO DA ESCOLA COMO “PREPARADORA DE PESSOAS PARA O MERCADO DE TRABALHO”; ORA, ISTO É UM PENSAMENTO EXCLUDENTE, POIS, À ELITE NÃO INTERESSA A DIVISÃO DE CHANCES DE TRABALHO ONDE CADA DIA MAIS O MERCADO CAPITALISTA EXIGE QUE CADA CIDADÃO TENHA PRODUÇÃO E RENDA PARA SE FIRMAR COMO ELEMENTO EFETIVO DA SOCIEDADE.

PARA QUE SERVE ENTÃO UMA ESCOLA? DURANTE SUA ESTADA DE ALUNO DE EDUCAÇÃO BÁSICA (NO MÍNIMO 12 ANOS) O ALUNO ESTÁ USURFRUINDO DE PARTE DOS IMPOSTOS ARRECADADOS PELO ESTADO (GERANDO DESPESAS); E, SUBENTENDE-SE QUE ESTE PERTENÇA À UMA PARCELA QUE NÃO É RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO QUE MOVE A SOCIEDADE. O ALUNO NA ESCOLA DEIXARIA DE SER “DESPESA” E SERIA “INVESTIMENTO” SE NESTE PERÍODO O ESTADO ESTIVESSE PREPARANDO-O PARA SE TORNAR UM CIDADÃO PRODUTIVO, DETENTOR DE RENDAS E CONTRIBUINTE; UMA PESSOA QUE FOSSE SERVIR DIRETA E/OU INDIRETAMENTE AO ESTADO; UMA PESSOA INDEPENDENTE ECONOMICAMENTE DO ERÁRIO (EMBORA A FUNÇÃO E OBRIGAÇÃO DO ESTADO NÃO CESSEM AÍ).

A SOCIEDADE ESTÁ CHEIA DE ALUNOS QUE TERMINARAM O ENSINO MÉDIO E QUE ESTÃO DESEMPREGADOS E FORA DAS UNIVERSIDADES. A SOCIEDADE ESTÁ CHEIA DE JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO QUE ESTÃO SEM RUMO NA VIDA; NÃO SABEM O QUE FAZER APÓS CONCLUÍREM O ENSINO MÉDIO. A ESCOLA NÃO OS PREPAROU PARA INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR E MUITO MENOS PARA AS CHANCES DO MERCADO DE TRABALHO. FICA PARECENDO QUE A ÚNICA FUNÇÃO DA ESCOLA É MANTER O ALUNO MATRICULADO NO SISTEMA DE ENSINO POR 12 ANOS PARA SATISFAZER AS EXIGÊNCIAS DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS.

É NECESSÁRIO QUE A ESCOLA ADOTE UM CONTEUDO MAIS SIGNIFICATIVO PARA SEUS ALUNOS.

Conteúdo Significativo ou Aprendizagem Significativa (representacional, de conceitos e proposicional- de recepção ou descoberta ou mecânica) estrutural cognitiva humanista, construtivista. O professor deve ter uma visão ampla (psicologia, sociologia, biologia) para estabelecer uma ponte –ancoragem-, onde os subsunçores (conhecimentos pré-adquiridos) são a base da formação acadêmica e estrutural do aluno. (David Paul Ausubel)

A ESCOLA NÃO ENSINOU NADA DE CONCRETO PARA O ALUNO E O DEIXOU Á DERIVA DE SEU DESPREPARO.

A teoria é sempre a reflexão que se faz do contexto concreto, isto é, deve-se partir sempre de experiências do homem com a realidade na qual está inserido, cumprindo também a função de analisar e refletir essa realidade, no sentido de apropriar-se de um caráter crítico sobre ela. Esse caráter de transformação tem uma razão de ser, pois provém antes de tudo, da sua vivência pessoal e íntima numa realidade contrastante e opressora, influenciando fortemente todas as suas idéias. (Paulo Freire)

É NECESSÁRIO DISMISTIFICAR O ALUNO COMO DISCIPULO DESTE SISTEMA. O ALUNO AQUI CHAMADO DE DISCÍPULO É O MAIS APROPRIADO PARA DEFINÍ-LO; POIS, ELE FREQUENTA UMA ESCOLA A PRINCÍPIO POR EXIGENCIA DA FAMÍLIA, DEPOIS NA ESPERANÇA DE VER SEUS OBJETIVOS ALCANÇADOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. AO DEPARAR COM UMA ESCOLA POUCO ATRATIVA O ALUNO SE VÊ DESISTIMULADO EM CONTINUAR DENTRO DO SISTEMA DE ENSINO; FRUSTADO ELE EVADE-SE DESTE MODELO DE ESCOLA; DEIXA DE SER DISCÍPULO E VAI PARA O MERCADO DE TRABALHO TENTAR SUAS CHANCES POSSIVELMENTE COMO MÃO DE OBRA BARATA POR FALTA DE QUALIFICAÇÃO. É PRECISO PERGUNTAR “PORQUE TANTOS ALUNOS EVADEM-SE DA ESCOLA?”; ALGUÉM DEIXARIA ALGO QUE LHE FOSSE BOM NO MOMENTO OU PARA SEU FUTURO? AQUELES QUE CONTINUAM NA ESCOLA SÃO OS AQUI CHAMADOS “DISCÍPULOS”.

“As rápidas mudanças ocorridas na sociedade e o grande volume de informações estão refletindo-se no ensino, exigindo, desta forma, que a escola não seja uma mera transmissora de conhecimentos, mas que seja um ambiente estimulante, que valorize a invenção e a descoberta, que possibilite ao estudante percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa, que proporcione um movimento de parceria, de trocas de experiências, de afetividade no ato de aprender e desenvolver o pensamento crítico reflexivo. (Cíntia Maria Basso)

É HORA DE PARAR DE LEVAR ESCOLA PARA A COMUNIDADE. É HORA DE TRAZER A COMUNIDADE PARA DENTRO DA ESCOLA. É NECESSÁRIO OUVIR TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE E VERIFICAR QUAIS SÃO AS SUAS NECESSIDADES; DAÍ, ELABORAR UM CURRÍCULO QUE SEJA MAIS ATRATIVO E NECESSÁRIO À FORMAÇÃO ACADÊMICA E CIDADÃ DO ALUNO. É PRECISO QUE AO CURRÍCULO SEJAM INSERIDOS TEMAS COMO: POLÍTICA (NÃO PARTIDÁRIA), VIOLÊNCIA, SEXUALIDADE, ACESSIBILIDADE, FAMÍLIA, MORAL... SÃO TEMAS QUE EMBORA POLÊMICOS, INSEREM O ALUNO EM SEU CONTEXTO CIDADÃO. NA ESCOLA É NECESSÁRIO QUE O ALUNO APRENDA INFORMÁTICA BÁSICA, TÉCNICAS COMERCIAIS, PRÁTICAS DE JARDINAGEM E AGRÍCOLAS, REDAÇÃO OFICIAL E OUTRAS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA QUE ELE SE INSIRA NO MERCADO DE TRABALHO APÓS O TÉRMINO DE SEU CICLO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. É NECESSÁRIO QUE À EDUCAÇÃO BÁSICA DO ALUNO ENCERRE SEU CICLO COM UM PERÍODO (AO MENOS SEMESTRAL) DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL; UM CURRÍCULO QUE ATENDA O MÍNIMO DAS NESCESSIDADES DA SOCIEDADE E QUE PERMITA SUA ADEQUAÇÃO À COMUNIDADE NA QUAL A ESCOLA ESTEJA INSERIDA. ESTE PENSAMENTO JÁ É META DO MEC:

“O Programa Ensino Médio Inovador surgiu como uma forma de incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.
      A proposta do MEC tem cinco questões centrais a serem discutidas no currículo do ensino médio. A primeira é estudar a mudança da carga horária mínima do ensino médio para 3 mil horas (já praticada NO DF) – um aumento de 200 horas a cada ano. Outra mudança é oferecer ao aluno a possibilidade de escolher 20% de sua carga horária e grade curricular, dentro das atividades oferecidas pela escola. Faz parte ainda da proposta associar teoria e prática, com grande ênfase a atividades práticas e experimentais, como aulas práticas, laboratórios e oficinas, em todos os campos do saber; valorizar a leitura em todas as áreas do conhecimento; e garantir formação cultural ao aluno”.

A instrução deve ter uma finalidade”(Joahnn Heinrich Pestalozzi)

FALA-SE MUITO EM PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS. EXISTEM AÍ O SESI, SENAI E SENAC QUE TÊM UM TRABALHO INCONTESTÁVEL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS. UMA POLÍTICA PÚBLICA PODERIA DAR CONDIÇÕES A ESTAS INSTITUIÇÕES DE TRAZEREM DE FORMA AMPLA UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SEM A NECESSIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS TECNICAS.
       NÃO PODEMOS ESQUECER QUE PARA SE CRIAR UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE É NECESSÁRIO QUE SEUS PROFISSIONAIS ESTEJAM EM CONTÍNUA FORMAÇÃO E QUE TENHAM SEU TRABALHO VALORIZADO E MELHOR REMUNERADO.

Paulo Freire contribuiu como poucos na reflexão do homem e seu compromisso com a sociedade. Este movimento de ser homem é pensado no seu percurso reflexivo que permite ser objetivado na medida em que, é passível de chegar aos espaços de formação de educadores, quer na formação inicial, quer na formação em serviço, a fim de torná-los capazes de transformações necessárias às práticas educativas e pedagógicas.

A FORMAÇÃO ACADÊMICA TAMBÉM DEVERÁ PREPAR O ALUNO PARA INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. A QUANTIDADE DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS QUE INGRESSAM NO ENSINO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS É MUITO IRRIZÓRIO COMO PODEMOS NOTAR NOS RESULTADOS DE VESTIBULARES PUBLICADOS NOS JORNAIS; A MAIORIA DAS VAGAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS É PREENCHIDA COM ALUNOS DE ESCOLAS PRIVADAS, MESMO SABENDO QUE O CUSTO DE UM ALUNO NO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO É MAIOR QUE AS MENSALIDADES PAGAS EM ESCOLAS PARTICULARES; ISSO POR SI BASTA PARA ILUSTRAR QUE A ESCOLA PÚBLICA PRECISA MUDAR.

        Prof. Jader campos
Gestor – CED 01 de Planaltina

2 comentários:

  1. Me poupe. Esta escola se contradiz em tudo o que faz anos após ano. Além de não notificar sobre certos eventos ou, simplesmente, quando irão BARRAR alunos que estão a utilizar camisetas do ano anterior.

    Sinceramente, atitude ridícula esta da gestão da escola, acho que superou todas as injustiças por vocês praticada.

    Continuem assim e poderão bater recorde de escola mais injusta de Planaltina, ou então por que não dizer do Distrito Federal? Afinal, além do conteúdo apresentados pelos professores em sala de aula, a direção da escola nos ensina à ser injustos e imprevisíveis. Adorei o que a direção ensina.

    ResponderExcluir
  2. Ah, uma breve observação, esta conta é uma adicional, não utilizada, também conhecida como "fake".

    ResponderExcluir