Histórico do Centrão

                                                                      HISTÓRICO


                                           CENTRO EDUCACIONAL 01 DE PLANALTINA

          O Ginásio de Planaltina teve sua sede primeira onde atualmente funciona o Centro de Ensino Fundamental 02. Foi fundado em 1961, com a finalidade de atender a comunidade em nível ginasial; seu primeiro diretor foi o professor Agenor.
          Em 1964, passou a ser denominado Colégio de Planaltina, tendo sido implantado o Curso Técnico em Contabilidade, sob a direção do professor Silvano Bonfim.
          O Curso Normal em Planaltina teve origem em 1968, quando um grupo de mulheres concluintes do curso ginasial ansiou por cursar o Magistério. Então, é implementado, sob a direção do professor Silvio Souza Silveira, o Curso Normal em nossa cidade. No primeiro ano de vigência, o curso foi composto por duas turmas; uma com 29 alunos e a outra com 24 alunos, dentre os quais, apenas um homem ousou matricular-se. A experiência positiva do primeiro ano de trabalho e o entusiasmo dos professores com o crescimento dos alunos, possibilitaram uma melhor programação das atividades administrativas e pedagógicas. No ano seguinte 1969, integram o Curso 108 alunos e 15 professores. Neste mesmo ano nos cursos realizados por ocasião da Semana da Normalista, três alunos de nossa escola obtiveram os primeiros lugares em prosa, versos e cartazes.
          Em 1970, o Curso Normal cola grau de sua primeira turma. Doze alunas foram logo chamadas para integrar a rede de ensino oficial. Terminava 1970 e o Curso Normal se orgulhava por receber elogios em relatórios enviados pelos diretores das escolas que receberam suas primeiras professoras. O sucesso era grande, cada ano mais e mais alunos queriam trilhar pelos caminhos do ensino, passando necessariamente pelo Curso Normal. Nessa Jornada em busca de aprendizagem constante, muitas amizades foram formadas, pessoas que acreditaram no ensino e fizeram da educação sua Bandeira, mulheres guerreiras, anônimas fazedoras de milagres... Milagres das primeiras letras... Milagres das primeiras lições... Milagre de alfabetizar... Milagre de carregar dentro de si a vida.
          Com o aumento crescente de alunos, em 1973, o Colégio de Planaltina transfere suas instalações físicas e passa a denominar-se Centro Educacional 01 de Planaltina, sob a direção do professor Afrânio Vieira de Brito. Nessa nova escola os espaços eram mais apropriados ao desenvolvimento do projeto do Curso de Magistério.
          Em janeiro de 1978, a professora Berenice passa a direção da escola ao professor Edgar de Castro, que durante seis meses administrou o “Centrão” como passou a ser denominado. No mês de julho do mesmo ano, assume a direção do Centro Educacional 01 de Planaltina a professora Selma Mundim Guimarães.
          No ano de 1989 a direção da Escola ficou sob a responsabilidade da professora Lúcia de Fátima Monteiro Guimarães.
          Em 1990 o professor Vicente José Cardoso assumiu a direção e deu início a Exposição de Ciências que é reconhecida pelas Universidades do Centro Oeste, tendo apoio irrestrito da UnB e da Universidade Católica. Em 1996, assumiu a direção a professora Vitória de Jesus Costa Neves, que teve um mandato de dois anos. Em 1998, assume o professor Ayr Gonçalves de Melo Filho; através de eleição direta pelos segmentos escolares; o professor AYR permaneceu como diretor até 2001.
Em 2002 o professor FÉLIX GONÇALVES assume a direção da escola, mas teve que ausentar-se por motivos particulares. Em 2003 assume a professora MÉRCIA DE ALMEIDA.
          Em 12 de janeiro de 2004 o professor JADER CAMPOS DA SILVA assume a direção do Centro Educacional 01 de Planaltina, sendo o atual diretor, escolhido pelo processo de Gestão Compartilhada.
          A principal característica da escola é a diversidade, tanto nas modalidades de ensino como na origem dos alunos. Atendemos alunos de praticamente todos os setores da cidade (Arapoanga, Buritis I, II e III, Estância, Vale do Amanhecer, Setor Sul, Mestre D’Armas, Roriz e Setor Central).
          A escola desenvolve vários projetos. Os de maior destaque são: o Festival de Arte e Literatura, a Feira de Ciências, Dia Nacional da Consciência Negra, Escola Integral, Gincana, Projeto Entre Jovens dentre outros. Estes, envolvem toda a comunidade escolar com exposições, experimentos, apresentações, tutorias, aulas de reforço, etc.
          Todos os anos também temos a nossa festa junina já conhecida da comunidade, com comidas típicas, quadrilha e muitas atrações. Inclusive nossa quadrilha obteve o 2º lugar no concurso de quadrilhas do DF no ano de 2009.
          Trabalhamos com afinco embora com o número de pessoal reduzido para a quantidade de alunos, mas fazemos o possível para termos uma escola de qualidade para nossos alunos.